LIGUE AGORA: (21) 3856-7230

Segundo dados publicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), referentes ao ano de 2015, Doenças Cardiovasculares são a maior causa global de mortes. O sistema cardiovascular é formado pelo coração e pelos vasos sanguíneos, sendo que as mais expressivas doenças associadas a esse sistema são o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e o Acidente Vascular Cerebral (AVC), responsáveis primordiais por tais índices.

Alguns dos principais fatores de risco para a ocorrência dessa classe de enfermidades são o Diabetes Mellitus, Dislipidemias (taxas elevadas de colesterol de baixa densidade e/ou de triglicerídeos no sangue), Hipertensão (pressão alta), Obesidade, Tabagismo (hábito de fumar), Alcoolismo e Sedentarismo. Todos esses fatores são mutáveis, ou seja, pode-se realizar a intervenção adequada para que as chances de incidência das Doenças Cardiovasculares se tornem menores. Quanto mais cedo for descoberta a doença, mais eficaz é o tratamento. Por isso, é muito importante a realização regular de exames de rotina com um médico cardiologista (por via das dúvidas, né?!).

O coração é o principal responsável pela distribuição do sangue no nosso corpo, permitindo que tenhamos energia para realizar as atividades do dia-a-dia. É comum as doenças cardíacas ocorrerem de maneira silenciosa a curto prazo, ou seja, não manifestarem sinais e sintomas, podendo trazer complicações graves a longo prazo. Por isso, a avaliação regular com um médico Cardiologista é de grande importância.

Caso queira saber mais sobre o assunto e ser consultado(a), fale conosco da Clínica Santa Zilda e agende a sua consulta com o nosso cardiologista! Cuide bem do seu <3!